Excesso de veículos, tráfego caótico, pouca cultura de bicicleta, malha cicloviária limitada. Esses são alguns dos obstáculos da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras.
Excesso de veículos, tráfego caótico, pouca cultura de bicicleta, malha cicloviária limitada. Esses são alguns dos obstáculos da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras.
Apesar de driblar o calor e o trânsito, quem anda nas magrelas elétricas também pode enfrentar dificuldade nas metrópoles do país. Pensando nos seus roles, fizemos uma listinha de boas práticas e pontos de atenção para uma pedalada mais segura. Assim, você vai poder mandar bem pelas ruas da cidade.
1 — Sempre use capacete!
Mesmo dominando o trânsito e a bike elétrica, acidentes podem acontecer! Não esqueça que para aproveitar bem o caminho, é importante estar protegidx!
2 — Busque sempre uma ciclovia!
Quando não houver essa opção, ande do lado direito da rua, mas evite vias com fluxo muito intenso e veículos pesados como ônibus. Se necessário, desça da bike e vá a pé com ela pela calçada.
3 — Atenção extra com portões de garagem e portas de carro.
Muitos acidentes acontecem com pessoas distraídas saindo de veículos.
4 — A preferência é sempre do pedestre
Mesmo em ciclofaixas compartilhadas. Então, vá sem pressa, curta o momento!
5 — Verifique sua Lanterna e Faixas Refletoras
Ao andar com uma bike a noite, ligue a lanterna e garanta que está tudo certo com as faixas refletoras! É importante estar visível para seus companheiros de trânsito!
6 — Siga o fluxo do tráfego
Se precisar andar na rua, siga sempre o fluxo do tráfego. Não ande na contra mão e respeite os sinais e sinalizações!
7 — Busque sempre sinalizar suas ações no trânsito!
Uma dica é indicar o que for fazer com as mãos! Quanto mais previsíveis seus movimentos, menor a chance de acidentes acontecerem.
8 — Não ande no meio dos carros!
Vá pela direita da pista e mantenha distância dos veículos. Mas não se esprema no canto!
9- Planeje seu caminho antes de sair.
Dê preferência a rotas com ciclofaixas e evite grandes avenidas.
10- Estacione sua bicicleta em locais próprios
Procure deixar a bike sempre em bicicletário ou para ciclo.
Economia
Mesmo com alguns desafios, a bike elétrica é uma das melhores alternativas de transporte. Além disso, é uma excelente solução para quem precisa economizar. Impostos, combustível e estacionamento são apenas alguns exemplos de custos e dores de cabeça que podem ser evitados quando usamos uma bike elétrica.
Sustentabilidade
A bike elétrica não depende de combustíveis poluentes para rodar. Com a sua bateria elétrica, a bicicleta pode ser recarregada em qualquer tomada comum. Além de não emitir gases poluentes, ela também evita a poluição sonora.
Qualidade de Vida
Além dessas vantagens, transportar-se com uma bike elétrica também é sinônimo de qualidade de vida. Por driblar o trânsito, o tempo de deslocamento é mais previsível. Dessa forma, atrasos são menos comuns, assim como o estresse gerado pelo tráfego. Ah, e, claro, sentir o vento e apreciar a vista são a melhor forma de aproveitar o caminho.
Pedale sempre com atenção e respeitando seus limites 😉
COMENTÁRIOS