Como manter uma rotina saudável na correria do dia a dia

HomeA Vida na Cidade

Como manter uma rotina saudável na correria do dia a dia

Mudar a rotina não é fácil. É um trabalho que depende de nossas escolhas. Precisa de planejamento. Mas são decisões que tem o potencial de impactar a nossa vida por muito tempo.

A Copa da Mobilidade Urbana
Cinco rolês assombrados pelo Brasil
Como fugir do combustível e ter uma vida mais tranquila

A bike elétrica não é apenas um meio de transporte prático e econômico. É, também, uma atitude para melhorar a qualidade de nossas vidas. Buscando entender quais outros hábitos podem nos ajudar para manter uma rotina mais prazerosa, nós fomos conversar com a Anna, fundadora da N.O.S. Escola.

N.O.S. ESCOLA


A N.O.S. escola tem como objetivo incentivar o resgate da inteligência natural do corpo através de um programa focado em um estilo de vida de saúde integral. Um de seus pilares mais importante é a alimentação saudável.

Diante da correria do dia a dia, porém, refeições práticas e rápidas ganham apelo. Em contrapartida, não é incomum nos depararmos com o pensamento de que comer saudável exige tempo e dedicação, o que cria dificuldades para seguirmos uma nutrição equilibrada. Mas, diferente do que muita gente pensa, é possível conciliar nossas vidas corridas com alimentação natural e orgânica. A Anna Elisa explica pra gente como.

   ALIMENTAÇÃO E BEM-ESTAR

Lev: Uma das grandes dificuldades das pessoas em manter uma alimentação saudável é o custo de ingredientes. Como conciliar economia com nutrição?

Anna: Na vida, a gente faz várias escolhas. Se você prefere comer de forma desequilibrada, o seu corpo vai sofrer e você vai pagar depois em remédios. E aí, fica a questão: você prefere investir em saúde ou em doença?

    Lev: E como manter essa alimentação regrada diante das tentações do dia a dia?

Anna: As compras no mercado ou na feira são fundamentais. Se os ingredientes que você traz para dentro de casa são orgânicos e nutritivos, então as suas refeições se tornam mais saudáveis.

    Lev: Como preparar uma refeição equilibrada com a correria do dia a dia?

Anna: Planejamento. Quando a gente se organiza, é possível separar um período para ir a feira, por exemplo, e selecionar, com cuidado, os alimentos que devem ir para nossa casa.

Lev: E pra quem quer mudar a alimentação agora, como dar o primeiro passo?

Anna: Para começar, é importante se conscientizar. Prestar atenção nas pequenas coisas. Se eu gosto de acordar e comer um pão com manteiga, eu posso continuar fazendo isso, mas se eu escolher um pão melhor, uma manteiga melhor, já começo a nutrir mais o meu corpo.

REFLETIR É PRECISO

Lev: Além da alimentação, o que mais você acha que pode contribuir para uma rotina com mais harmonia?

Anna: Meditação. A meditação é um momento de reflexão. Qualquer mudança que você quiser fazer na sua vida exige esse tempo de reflexão, essa análise. A meditação é esse espaço, esse momento. As pessoas geralmente andam pela vida e não pensam no que fazer.

            Lev: Você diria, então, que o autoconhecimento é fundamental para uma vida equilibrada? Como podemos desenvolver esse autoconhecimento?

Anna: Além da meditação, anotar seus comportamentos e percepções também são ferramentas excelentes para se conhecer. Saber o que te faz bem, o que proporciona um dia melhor.

Lev: Como o equilíbrio proporciona bem-estar?

Anna: Com o equilíbrio, você funciona melhor, mas o bom do equilíbrio é que ele é dinâmico. Você pode desequilibrar e voltar para o estado de harmonia depois.

Lev:  E como a bike elétrica pode contribuir para qualidade de vida?

Anna: O vento no rosto, um solzinho gostoso, o visual da cidade contribuem para um caminho mais leve. Fora que você acaba com a dor de cabeça de estacionar o carro e de ficar no trânsito. Trocar o estresse por um passeio prazeroso tem um impacto enorme na rotina.

ESCOLHAS, ESCOLHAS E MAIS ESCOLHAS

Lev: Qual a principal lição que você gostaria que as pessoas tirassem dessa conversa?

Anna: Tudo que a gente faz na vida vem das nossas escolhas. Se qualidade de vida e bem estar é uma prioridade pra você, então existe uma forma de viver desta forma. Se não for, você vai, eventualmente, desistir de seguir este caminho.

Mudar a rotina não é fácil. É um trabalho que depende de nossas escolhas. Precisa de planejamento. Mas são decisões que tem o potencial de impactar a nossa vida por muito tempo. Estabelecer metas para conquistar a harmonia consigo mesmo pode ser a receita para viver com uma mente mais saudável nesse mundo agitado que vivemos.

A Anna Elisa de Castro é Chef de cozinha e Health Coach formada pela Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts. Também é apresentadora do programa Papinhas e Comidinhas, do GNT.

Publicação recente
Publicação antiga

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1