A Vida na Cidade

Mobilidade elétrica: bicicletas ou patinetes?

  • 0 Comment
  • 1 de abril de 2019

A Evolução da Mobilidade Urbana

Nos últimos anos, transportes alternativos vêm levantando debates sobre Mobilidade Urbana nas grandes cidades. Veículos elétricos protagonizam esse cenário em suas diversas versões. Desde adaptações de modais clássicos, como carros, até integração de propostas menos convencionais, como patinetes, ganharam versões movidas a eletricidade. As opções menos tradicionais, contudo, levantam debates ainda mais intensos, já que demandam adaptações para que haja uma integração apropriada destes modais.

Veículos Elétricos Alternativos

No Brasil, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, receberam, recentemente, sistemas de compartilhamento de patinetes e bicicletas elétricas. Com essas novidades, o uso dos novos modais despertou algumas dúvidas. Afinal, qual veículo é melhor? Entre o patinete e a bicicleta, qual se adequa mais a minha realidade? Para ajudar nessa descoberta, nós trazemos aqui alguns pontos de comparação

Bicicleta x Patinete Elétrico

A principal diferença entre os modais é a distância ideal percorrida, a praticidade e a capacidade de transporte.

Distância

Apesar de apresentarem autonomias equivalentes, o conforto do transporte sentado, torna mais viável percorrer distâncias maiores. Além disso, diante da realidade das vias das cidades brasileiras, que apresentam buracos e obstáculos, a trepidação mais acentuada dos patinetes torna o caminho mais desafiador.

Praticidade

Por serem veículos menores, tanto o patinete quanto a bicicleta, permitem o estacionamento fácil, o que é uma característica importante dentro da dificuldade da oferta de espaço das grandes cidades. Contudo, o patinete torna-se ainda mais prático, pois, por ser mais compacto, torna seu armazenamento mais fácil, inclusive dentro de outros veículos.

Capacidade

Por suportar mais peso e apresentar uma estrutura maior, a bicicleta elétrica possibilita o transporte de mais de um passageiro. Seja no banco traseiro ou na cadeirinha, o motorista que precisar levar um carona encontra na bike, uma opção mais adequada. Quando a questão não for o transporte de outras pessoas, mas de carga, a magrela também leva vantagem. Ou seja, se você usa o veículo para ir ao mercado, carregar as compras na cestinha vai ser bem mais fácil do que no guidon do patinete!

O Veredito

Não há resposta certa ou errada. O veículo certo é o que se encaixa melhor nas suas necessidades! O importante é entender que o modelo de mobilidade urbana que estamos acostumados está se atualizando para as novas necessidades dos grandes centros!

Leave a Comment

Mais Recentes