A Vida na Cidade

O melhor presente é o seu tempo

  • 0 Comment
  • 7 de dezembro de 2018

O que você precisa realmente?

Às vezes, tudo o que precisamos é apenas carinho e atenção. Muitas vezes, o melhor presente não é um produto caro ou uma experiência de outro mundo. Se hoje estamos na era da disputa de atenção, um abraço pode ser muito mais valioso do que uma câmera de última geração. Alguém que nos escute vale muito mais do que alguém que só fala nas redes sociais.

Carinho, afeto e generosidade se incluem nas necessidades básicas do ser humano. Por isso, deveriam estar presentes em todo momento, mas é verdade que em tempos em que a comunicação atingiu patamares nunca antes imaginados, a distância do digital nos tornou mais solitários.

 

Dá para ser feliz sem afeto?

O afeto é necessário para nossa saúde mental e equilíbrio emocional. Explicações biológicas defendem essa visão. Hormônios como a dopamina, serotonina e oxitocina, que combatem o estresse e a tristeza, são liberados através do afeto .  Eles são responsáveis pelo nosso bem-estar físico e emocional, além de ajudarem a manter a motivação e a sensação felicidade.

A necessidade de sermos reconhecidos e acolhidos é estudada na psicologia humanista, que tem como principal característica considerar o ser humano como um todo. Essa área entende que há múltiplos fatores envolvidos em nossa saúde mental. Todos se complementam e estão interligados às emoções, ao corpo, sentimentos, comportamento e pensamentos.

Os impactos de um carinho

Você sabia que, se na infância, sofrermos com a falta de carinho, poderemos sofrer os impactos em nossos comportamentos na adolescência e vida adulta. Desenvolvimento mais lento, transtornos e distúrbios emocionais são possíveis consequências da deficiência de afeto. Além disso, acredita-se que crianças que não receberam atenção suficiente podem apresentar dificuldades em transmitir atenção no futuro.

 

Renove-se neste fim de ano, espalhe o amor

Neste mês de dezembro o espírito natalino e de renovação nos envolve. Os conceitos de generosidade, paz, amor e fraternidade estão aflorados e devemos tirar o melhor desta oportunidade. O mundo de hoje, com a tecnologia, está afastando as pessoas. E deixando o calor humano de lado. Por isso, este é um excelente período para começar a rever estes conceitos e os colocarmos em prática em nosso dia a dia.

E se nesse Natal você surpreender alguém com algo a mais?!  Que tal observar a pessoa que quer presentar, entender quem ela é o que ela precisa? Estabelecer um contato mais afetivo e intimista poderá ser um presente duplo, tanto para quem recebe quanto para quem doa.

Leave a Comment

Mais Recentes